A pandemia de covid-19 obrigou grande parte das empresas a implementar modelos de trabalho remotos. Mas, com a volta da normalidade, novas necessidades surgiram e adaptações foram necessárias. O boom do trabalho híbrido é uma das grandes tendências, e o artigo de hoje é exatamente sobre esse tema.
Aqui, você aprenderá sobre:
- diferença entre trabalho híbrido, home office e teletrabalho;
- o que a legislação prevê quando o assunto é o trabalho híbrido;
- quais são as vantagens do modelo;
- como desenvolver equipes de sucesso nesse cenário.
Trabalho híbrido vs. Home office vs. Teletrabalho
É comum acontecer uma confusão entre os significado dos três modelos de trabalho que citamos acima: trabalho híbrido, home office e teletrabalho. Compreender as diferenças e semelhanças entre os três é essencial para a eficiência de ambos, veja:
- trabalho híbrido: conta com elementos tanto do trabalho à distância, quanto da tradicional modalidade alocada. As regras de frequência de comparecimento nas dependências da empresa podem ser estabelecidas pelo contratante;
- home office: não é reconhecido como modalidade de trabalho pela CLT. É, em suma, o trabalho convencional do colaborador, mas sendo realizado dentro de sua casa. Entende-se como uma situação pontual, e não permanente;
- teletrabalho: quando o colaborador presta serviço fora das dependências físicas da empresa utilizando recursos tecnológicos. A modalidade é reconhecida por lei e neste regime não é necessário fazer o controle da jornada de trabalho (ou seja, bater o ponto).
Acerca do trabalho híbrido, vale pontuar que a MP 1.108, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 28 de março de 2022, atualiza algumas questões. Com a atualização, ocomparecimento habitual na empresa (frequentar o local algumas vezes por semana e, em outras, trabalhar de casa ou outros locais), não descaracteriza o regime de teletrabalho, criando assim o sistema híbrido.
Vantagens do trabalho híbrido
Agora que você já entende mais sobre as diferenças entre as modalidades de trabalho, as vantagens do modelo híbrido ficarão mais claras:
- flexibilidade: o colaborador tem a possibilidade de trabalhar alguns dias de casa e outros da empresa, ganha tempo e comodidade;
- menores custos para a empresa: menos gastos com as despesas do local físico (água, energia, manutenção, equipamentos, vale-transporte, entre outros);
- relacionamento entre os colaboradores: com o trabalho híbrido, não se perde totalmente o relacionamento entre os colaboradores, uma grande dor do home office;
- satisfação dos colaboradores: oferecer aos times a possibilidade de trabalhar tanto de casa quanto da empresa aumenta a satisfação, tanto pela comodidade, quanto pelo ganho de tempo e pela flexibilidade. Esse combo pode ajudar a diminuir taxas de rotatividade. Uma pesquisa realizada pelo Google em 2021 apontou que 41% dos profissionais disseram que a sua produtividade aumentou no trabalho remoto.
Como criar equipes híbridas de sucesso
Para criar equipes híbridas de sucesso, processos e organização são palavras-chave. É essencial, principalmente no momento da transição entre os modelos de trabalho e também do onboarding de novos colaboradores, definir processos claros e que funcionem em matéria de compartilhamento de informações e documentações.
Ofereça metas claras, mantenha processos que fazem sentido e possam ser seguidos em todos os ambientes de trabalho.
Ministrar treinamentos e implementar imersões para entendimento completo desses processos é muito importante para evitar confusões e garantir que todos estão na mesma página. Vale, inclusive, passar dicas de organização para os dias de trabalho em casa.
Com o trabalho flexível, os benefícios oferecidos aos profissionais também devem ser flexíveis. Afinal, as necessidades são diferentes quando estamos trabalhando em casa e quando estamos alocados.
>>> Leia também: 5 vantagens dos benefícios flexíveis que você precisa conhecer.
Conheça mais sobre os benefícios flexíveis com a Alymente! Bata um papo com a gente (: