Sou Colaborador

Acesse o aplicativo

Sou RH

Administre seus benefícios
Login RH
Alguma dúvida?
+55 (11) 4200-0368
alymente.com.br
oi@alymente.com.br
>
Dia a Dia

Entenda agora os principais termos do mundo corporativo

Reunimos os principais termos do mundo corporativo para você entender de uma vez por todas as expressões que você escuta em reuniões.

Você salva esse conteúdo… ou ele salva você?

O mundo corporativo tem praticamente um idioma próprio e mesmo quem já vive nele por muito tempo pode ter dificuldade de entender alguns termos que surgem em conversas, mensagens no slack e posts de LinkedIn...

Mas só até agora! Hoje você vai entender o que significa cada palavra-chave com exemplos práticos, separados por tópicos. De nada! 💚

Termos do dia a dia

  1. Budget: orçamento. O investimento total definido para alguma ação ou campanha.
Temos o budget (orçamento) de R$10.000 para a campanha de verão.
  1. Deadline: prazo de entrega de determinada tarefa ou projeto. 
A deadline (prazo final) das peças publicitárias da campanha de verão é semana que vem.
  1. Call e meeting: reunião online entre duas ou mais pessoas, por ligação ou chamada de vídeo.
Vamos fazer uma call (reunião) pra alinhar as estratégias da campanha de verão amanhã às 15:00?
  1. Briefing: documento completo com todas as informações necessárias para realizar uma tarefa, como prazo, peças solicitadas, estratégias, canais de publicação etc
As informações do briefing (documento) estão alinhadas com o que foi solicitado pelos diretores para a campanha de verão.
  1. ASAP: termo inglês “as soon as possible”, que significa “quanto antes, melhor”.
Precisamos das peças para Instagram da campanha de verão ASAP (o quanto antes)! O deadline (prazo) está acabando.
  1. FYI: termo inglês “for your information”, que significa “para sua informação”. Você também pode encontrar como PSC, para seu conhecimento.
FYI (Para sua informação),
Já programamos os posts da campanha de verão para amanhã.
  1. Quarter: trimestre, muito usado em reuniões ou análise de dados.
Só comemoraremos os resultados da campanha de verão depois dos resultados do primeiro quarter.
  1. Target: o mesmo que público-alvo, o perfil da audiência que você deseja atingir.
Definimos o target para campanha de verão com homens e mulheres de 30 a 40 anos, na região de São Paulo.
  1. Sprint: metodologia de pequenos ciclos para executar determinadas tarefas em um curto prazo, geralmente em poucas semanas, que envolve muito planejamento, estratégia e execução. 
Os resultados do primeiro sprint foram excelentes

Termos técnicos

  1. Churn: dados que mostram a quantidade de clientes ou receita perdida pela empresa em um período específico.
Precisamos diminuir a taxa de churn até o fim do quarter (trimestre).
  1. Benchmarking: acompanhar e comparar o que está sendo feito pela concorrência. 
Vamos fazer um benchmarking para incluirmos no briefing (documento com infos completas) da campanha de primavera.
  1. Pitch: discurso ou apresentação objetiva, curta e direta, para despertar o interesse e a atenção para o produto ou empresa.
Precisamos terminar e revisar o pitch para a reunião de amanhã com os clientes.
  1. Turnover: as taxas de admissão e demissão de uma empresa.
Nosso turnover do último ano foi o maior até então, precisamos rever as estratégias para reter os funcionários.
  1. Unicórnio: quando nos referimos a uma startup avaliada com valor acima de 1 bilhão. 
A Alymente virou uma empresa unicórnio! 
  1. KPI: sigla inglês para “Key Performance Indicator”, ou, no português, indicador de performance. E pra simplificar ainda mais, geralmente são conhecidas como metas.
Nosso principal KPI é aumentar o engajamento da comunidade com as redes sociais da nossa empresa. 
  1. Leads: clientes potenciais, uma pessoa ou empresa interessada no produto.
Precisamos entrar em contato com os últimos leads para tirar as dúvidas da negociação

Agora seu “corporativês” está em dia!

Essas são algumas das principais palavras e termos que você com certeza já ouviu, muito provavelmente hoje mesmo. Esse conteúdo merece ser compartilhado com todos os seus colegas de trabalho, né? 

Quando a gente diz que você pode contar com a gente pra tudo, é tudo mesmo, até pra traduzir um idioma 💚

Em resumo

Quais os principais termos corporativos?

Muitas empresas utilizam termos como budget para se referir ao orçamento, deadline para o prazo de entrega e turnover para taxas de admissão e demissão. Esses são alguns principais exemplos do vocabulário do mundo corporativo, mas você provavelmente também já escutou “target” (público-alvo), KPI (indicador de performance) e leads (clientes potenciais).

Como entender os termos corporativos?

A maioria dos termos corporativos são palavras em inglês, por isso, manter o estudo em dia é uma boa maneira de entender a maneira de se comunicar em uma reunião, por exemplo. Não tenha medo de perguntar caso não entenda algum termo específico, é melhor alinhar o discurso do que interpretar da forma errada.

Marina Lira
Publicitária e head de marketing da Alymente, dedica-se a criar conteúdos valiosos sobre gente e gestão e as novidades do mundo dos benefícios corporativos.