O que faz com que um bom colaborador seja, de fato, excelente? Sabemos que é o conjunto de habilidades que ele tem, suas hard skills e soft skills. Porém, hoje o mercado de trabalho e suas exigências evoluem todos os dias, e agora há um novo conceito a ser entendido e aplicado: as power skills.
Ao longo deste artigo você saberá o que são as power skills e os motivos pelos quais são tão importantes e se tornaram uma verdadeira tendência de mercado quando o assunto é o desenvolvimento do colaborador.
O que são power skills?
Para entender o que são power skills, primeiro é preciso compreender dois outros conceitos distintos: as hard skills e as soft skills:
- hard skills: são as habilidades técnicas do colaborador, são sólidas e fundamentadas. Geralmente podem ser avaliadas por meio de testes e estão ligadas à cursos e certificações;
- soft skills: são as habilidades comportamentais daquele profissional. Geralmente não são possíveis de serem mensuradas por meio de testes, já que se tratam de habilidades interpessoais e não tangíveis.
Conhecendo ambos os conceitos acima é mais fácil entender as power skills, que nada mais são do que a união de hard skills e soft skills em uma nova habilidade que, em essência, não se totalmente encaixa em nenhum dos dois conceitos, já que compartilha de ambas as esferas do conhecimento.
Por que são importantes no mercado de trabalho hoje?
As power skills são tão importantes nos dias de hoje porque o mercado exige cada vez mais profissionais que busquem a melhoria contínua e estejam sempre trabalhando em aprimoramento.
É sabido, também, que fatores como a transformação digital e a exigência crescente dos mais diversos segmentos pedem por profissionais plurais, que saibam lidar com diferentes tipos de situações, entregas e perfis que estão envolvidos no ambiente organizacional.
É exatamente nesse tipo de cenário que as power skills se mostram tão relevantes. Não basta ter o técnico e não basta ter o comportamental, é preciso ter um mix das nuances de cada uma delas para ser um verdadeiro profissional de alta performance.
Para alcançar esse objetivo, a empresa deve oferecer diferentes formas de treinamento (seja por mentorias, cursos, workshops, etc), mas o profissional também deve buscar seu aprimoramento com base nos maiores pontos de melhoria.
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