Entender e saber como desenvolver metas SMART é essencial para qualquer empresa que esteja em busca de criar uma trilha de cargos e salário que seja justa e eficiente para todos os colaboradores.
É fato que a possibilidade de crescimento dentro de uma empresa e a clareza em relação ao que deve ser feito para subir de cargo são fatores decisivos para os profissionais modernos, de acordo com pesquisa da PageGroup. Para garantir que irá atrair os melhores talentos e reduzir o turnover, é essencial aplicar o sistema de metas.
Aprenda tudo sobre o modelo de metas SMART e saiba como aplicar na empresa.
O que são metas SMART?
Não basta criar metas, é preciso criar indicadores que façam sentido para o colaborador e para a organização. O modelo de metas SMART foi criado para aumentar a eficiência e direcionar os talentos da empresa rumo aos objetivos desejados.
O termo SMART não é mero acaso, ele tem sim um significado:
- S: specific, ou específica;
- M: measurable, ou mensurável;
- A: attainable, ou alcançável;
- R: relevant, ou relevante;
- T: time based, ou baseada em tempo, temporal.
Ou seja, as metas que forem criadas para os times da empresa devem conter todas as cinco características acima, sem exceção, para que possam ser consideradas SMART.
Como criar e implementar metas na empresa
Agora que você já entende o conceito de metas SMART, vamos colocar esse conhecimento em prática e propor uma meta que realmente siga as diretrizes do modelo.
Vamos supor que estejamos tratando de uma equipe comercial. A primeira meta que nos vem à mente é: aumentar as vendas. Porém, da maneira com que está descrita, essa não é uma meta SMART. Ela só se torna SMART quando todos os cinco pontos descritos no tópico acima são sanados.
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Um exemplo ideal seria: aumentar as vendas em 10% no e-commerce em seis meses. Essa é uma meta específica e que é possível de ser mensurada. Além disso, deve ser alcançável frente a comparativo da própria organização. É relevante para a empresa, por representar algo que é de alto impacto nos resultados e, por fim, é temporal, ou seja, há um tempo específico para que os 10% de aumento sejam realizados para que a meta seja batida.
Garantir que todas as metas dos colaboradores sejam baseadas nesse modelo é muito mais vantajoso para ambas as partes, pois os colaboradores se sentem mais motivados, focam seus esforços em estratégias de alta relevância e alcançam seus objetivos mais rápido, objetivos estes que estão em sincronia com os da própria organização.
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