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Cultura Organizacional

Cultura organizacional: o que é e como sua empresa pode construir

Você quais os tipos de cultura organizacional e sua importância? Leia este artigo completo e descubra!

A cultura organizacional predominante em uma empresa determina como as pessoas tendem a pensar e agir diante das situações. Como resultado, também influencia as expectativas de comportamento do grupo em relação aos seus membros.

Quando um comportamento faz parte da cultura, ele é exercido naturalmente, pois “as coisas são assim”. Por isso, quanto maior a aderência entre estratégia e cultura, menor a necessidade de formalizar regras e controles para liderar a empresa na direção de seus objetivos.

Neste conteúdo, abordamos pontos-chave para você mudar ou fortalecer uma cultura empresarial. Descubra boas práticas para implementar na sua empresa e alcance resultados expressivos!

Afinal, o que é cultura organizacional?

Cultura organizacional abrange os valores e comportamentos disseminados e esperados pelas pessoas que trabalham nas empresas. Ela permite dizer que a organização tem uma personalidade ou um jeito de ser, que a diferencia de outras empresas.

Em “Comportamento Organizacional” (11ª ed.), Stephen P. Robbins aponta que as empresas podem variar em maior ou menor grau em relação às características culturais:

  • inovação e aceitação de riscos;
  • atenção aos detalhes;
  • orientação para os resultados;
  • orientação para as pessoas;
  • orientação para a equipe;
  • agressividade;
  • estabilidade.

A compatibilidade entre esse jeito de ser e a personalidade do colaborador afeta a rotatividade de pessoal. Uma cultura forte influencia se as pessoas se sentem à vontade ou desconfortáveis no ambiente, assim como seus níveis de aceitação nas equipes.

Quais são os tipos de culturas organizacionais?

As culturas organizacionais podem ser mais adaptativas ou conservadoras diante das mudanças. Igualmente, podem ser fortes ou fracas conforme a sua capacidade de se enraizar na mentalidade e comportamento das pessoas.

Cultura de poder

Uma cultura de poder tem como característica a centralização excessiva. Uma única pessoa dita como será o restante da empresa, determinando o comportamento organizacional.

Cultura de pessoas

As culturas de pessoas priorizam as relações humanas como força motriz da empresa. As empresas com esse perfil são atentas ao bem-estar, motivação, clima organizacional e flexibilidade, buscando extrair o melhor do capital humano.

Cultura de papéis

A cultura de papéis é desenhada a partir da função das pessoas no sistema empresarial. Há clareza sobre poderes e responsabilidades, incumbindo a cada um exercer o que está dentro de sua esfera de atribuição.

Cultura de tarefas

As culturas de tarefas valorizam as entregas, resolução de problemas e resultados. Nela, as pessoas costumam ter mais autonomia e abertura para criatividade. As equipes são mais cobradas pelo sucesso ou insucesso, em vez de o serem pelos métodos e práticas que adotaram ao longo do processo.

Como construir uma boa cultura organizacional na sua empresa

Uma boa cultura é adaptada ao ambiente no qual a empresa está inserida. Além disso, gera vantagens competitivas e mantém a organização dentro de padrões éticos de conduta.

Defina a missão, visão e valores

O ponto de partida é estabelecer os princípios que vão orientar a construção da cultura da empresa. Devemos pensar na missão, visão e valores, assim como na identidade pela qual a empresa quer ser reconhecida por consumidores, colaboradores, fornecedores e outras partes interessadas.

Ajuste os processos seletivos

Os processos seletivos precisam estar abertos às pessoas com as características desejadas nas equipes. Essa oxigenação contribui para que, pouco a pouco, a empresa mude o seu modo de ser.

Fique atento à socialização das equipes

A maneira como as pessoas são recebidas e absorvidas impacta o desenvolvimento da cultura. Rituais, histórias, comunicações e demais estratégias precisam ter uma definição clara de quais valores serão reforçados e quais serão despojados.

Ensine a cultura da empresa

Uma forma eficaz de transmitir a cultura da empresa, é seguir as quatro dicas definidas por Stephen P. Robbins:

História

Aborde os acontecimentos relevantes para a formação dos valores, missão e visão da empresa, considerando a história da organização.

Rituais

Estabeleça comportamentos repetidos que servem para reforçar os elementos culturais.

Símbolos materiais

Prepare mudanças na organização que sejam visíveis para todas as pessoas e afirmem os valores desejados.

Linguagem

Crie termos e expressões para reforçar constantemente conceitos e valores.

Recompense os comportamentos desejados

O feedback é um componente relevante para que novos comportamentos e crenças sejam incorporados. Por exemplo, se você deseja melhorar o cuidado com o cliente, promover mais inovação no negócio ou estimular a capacitação, um caminho é estabelecer programas de incentivo que reforcem essas escolhas como um caminho para o sucesso na empresa.

A importância de uma boa cultura organizacional

Uma cultura forte, ética e positiva — adaptada ao ambiente externo da empresa — é uma vantagem competitiva. Segundo Stephen P. Robbins, são diversas as funções exercidas:

  • cria distinções entre uma organização e as outras;
  • dá um senso de identidade aos membros da organização;
  • ajuda no comprometimento com algo maior do que os interesses individuais;
  • estimula a estabilidade do sistema social;
  • auxilia a manter a organização coesa, fornecendo padrões para o comportamento dos colaboradores;
  • funciona como sinalizador de sentido e mecanismo de controle que orienta atitudes e comportamentos das pessoas.

Atualmente, é importante que essa cultura considere as pessoas nos processos de negócios. O conjunto de competências e experiências, que compõem o capital humano da organização, é um aspecto-chave. São as pessoas que lidam com os desafios da mudança, desenvolvendo novos jeitos de fazer as coisas e mantendo a empresa adaptada ao ambiente empresarial.

Precisamos ser capazes de extrair o melhor de cada um, promovendo bem-estar, saúde e motivação no trabalho. Dessa forma, construímos uma cultura organizacional capaz de promover o crescimento sustentável e alcançar mais lucratividade no longo prazo.

Agora que você já conhece o papel da cultura organizacional, complemente a leitura com o artigo “Importância da saúde organizacional e métricas para avaliar” e entenda como o bem-estar das pessoas afeta os resultados da sua empresa!

Crédito da imagem: Freepik.

Marina Lira
Publicitária e head de marketing da Alymente, dedica-se a criar conteúdos valiosos sobre gente e gestão e as novidades do mundo dos benefícios corporativos.