Os KPIs (Key Performance Indicators) são os chamados Indicadores de Performance, ou seja, são capazes de mensurar os resultados de um negócio em uma determinada área. Inúmeros setores de empresas do mundo todo contam com seus KPIs, mas muitos deixam o RH de lado quando pensam nisso, o que é um grande erro.
Ao longo deste artigo você vai aprender mais sobre:
- por que é importante olhar para KPIs na área de RH;
- os KPIs essenciais da área.
Afinal, por que é importante ter KPIs para a área de RH?
A área de Recursos Humanos, como qualquer outra, precisa contar com ferramentas que auxiliem na compreensão de seus resultados. Só é possível mensurar por meio de indicadores, ou seja, sem eles é impossível compreender se a área é, de fato, um sucesso.
De nada adianta, por exemplo, definir atividades para o RH se você não sabe se o que está sendo feito atende às necessidades da organização. Lembrando, é claro, que isso pode englobar os mais diversos segmentos da área, como recrutamento e seleção de talentos, retenção de colaboradores e até mesmo produtividade dos times.
Conheça os indicadores de RH mais importantes
Agora que você já entende mais sobre o que são os KPIs para RH e para que servem, chegou a hora de conhecer alguns dos mais importantes para colocar em prática e acompanhar na sua empresa, veja:
1. Índice de turnover
O índice de turnover, também conhecido como índice de rotatividade, é, de fato, um dos mais importantes para a área de Recursos Humanos de qualquer organização.
Ele indica a quantidade de colaboradores que entram e saem da empresa, independentemente de terem sido demitidos por justa causa ou terem se demitido por vontade própria durante um determinado período.
É possível analisar esse KPI para entender se, por exemplo, a seleção está sendo realizada da forma correta ou mesmo se a liderança das equipes está tendo uma boa performance.
2. Absenteísmo
O absenteísmo é a ausência dos colaboradores, ou seja, suas faltas, sejam justificadas ou não. Aqui também entram, por exemplo, atrasos na entrada do expediente e ausências médicas.
Medir esse tipo de coisa ajuda o RH a prever as ausências que podem acontecer em um determinado período e também compreender se é necessário pensar em ações específicas para essa finalidade. É importante ter em mente que, quanto maior o absenteísmo, menos são as horas trabalhadas e, consequentemente, menor a produtividade.
3. NPS
A NPS (Net Promoter Score) interna de uma empresa é essencial porque indica quanto um colaborador indicaria aquela organização para outras pessoas trabalharem. Você pode rodar um formulário mensal para os times responderem de forma anônima, com um campo aberto para possíveis comentários.
4. Índice de promoções internas x externas
Existe um plano de carreira bem definido na organização? Entender sobre o índice de promoções dos colaboradores internamente em comparação com externamente é importante.
Neste índice você compara a quantidade de colaboradores que foram promovidos em cargos dentro da empresa em comparação com colaboradores que sairam da sua empresa para ocuparem cargos mais altos em outras organizações.
É interessante para entender se o treinamento está sendo adequado e se a liderança atual da empresa está desenvolvendo seus times.
5. ROI em treinamentos
O ROI nada mais é do que o retorno sobre investimentos, ou seja, quanto a organização recebeu de volta após realizar um investimento em uma determinada área da empresa.
O ROI em treinamentos compara quanto a empresa gastou em capacitação e treinamento dos times em relação aos benefícios que esses treinamentos deveriam trazer, como diminuição de falhas, por exemplo. É uma relação clara entre investimento e despesas da empresa.
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