Existem inúmeros indicadores de RH para acompanhar a satisfação do colaborador. É essencial mensurar esse tipo de coisa para tomar decisões estratégicas para a empresa, garantindo um verdadeiro diferencial competitivo frente ao mercado.
A Alymente separou alguns indicadores para você ficar de olho e ter colaboradores sempre felizes e comprometidos com a missão da organização. Confira!
1. NPS: o indicador de RH universal para satisfação
O NPS, ou Net Promoter Score, é um padrão mundialmente utilizado para medir a satisfação. Ela pode ser aplicada a diferentes situações, como com clientes e fornecedores. Porém, também pode (e deve) ser utilizada para medir a satisfação geral dos colaboradores da empresa.
Deve-se aplicar em formato de pesquisa, como em um forms do Google, e a pergunta deve ter uma régua de resposta de zero até 10, onde zero significa insatisfeito e dez, extremamente satisfeito.
Além disso, você também pode abrir, na mesma pesquisa, uma caixa de respostas aberta, para que os colaboradores possam explicar sua resposta.
2. Taxa de Rotatividade
A taxa de rotatividade, também conhecida como índice de turnover, mede a taxa de colaboradores que pediram demissão dentro de um determinado período. Há uma relação direta entre a satisfação do colaborador e o churn, que também pode vir acompanhado da queda da produtividade e da NPS.
3. Absenteísmo
O fator de absenteísmo também deve ser acompanhado como um dos mais importantes indicadores de RH para satisfação do colaborador. Ele mensura a quantidade de faltas dos funcionários de uma empresa, sejam elas motivadas por motivos médicos ou não.
Ela pode estar diretamente ligada com o engajamento e a produtividade dos colaboradores também, e prejudica não só a própria empresa, como também o restante dos colegas de trabalho envolvidos.
4. Tempo médio de empresa
Diretamente relacionado ao churn, o indicador de RH de tempo médio de empresa indica, como o nome já diz, o tempo médio que um determinado colaborador passa dentro da organização antes de ser desligado ou pedir demissão.
Se o tempo for muito baixo, é preciso que o RH repense as suas estratégias de retenção de colaboradores. Aqui, a resposta pode estar relacionada a muitas situações, como salário pouco competitivo, benefícios que não são atrativos, liderança falha, entre outros.
O que achou de conhecer mais indicadores para ajudar a garantir que os seus colaboradores estejam ainda mais felizes e motivados pelo trabalho? Para aprender mais sobre o assunto, leia nosso artigo sobre indicadores de sucesso para o dia a dia da empresa.