A taxa de turnover pode ser resumida como o índice de rotatividade dos colaboradores. É um dos maiores indicativos da saúde organizacional da sua empresa e deve ser uma meta constante para os gestores dos times.
Essa taxa possui causas distintas — que podem ser internas ou externas. Para te ajudar, selecionamos as melhores dicas para diminuir o turnover e reter seus talentos!
1. Desenvolva um bom plano de carreira
Quando o colaborador percebe que há um plano de carreira consistente na empresa, sabe que tem oportunidade de crescimento e investe seu tempo em conquistar os melhores resultados, além de manter-se muito mais motivado.
2. Contrate as pessoas certas para diminuir o turnover
Aprimorar o seu processo seletivo e torná-lo mais assertivo é uma das melhores maneiras de diminuir o turnover da organização. Isso porque você passará a contratar colaboradores que realmente estão qualificados para realizar as funções e poderá escolher os candidatos que mais compartilham dos valores de sua empresa.
3. Ofereça bons benefícios
É preciso ter em mente que não é apenas a folha de pagamento que importa para o colaborador. Além de um salário compatível com o mercado, é imprescindível oferecer, também, benefícios competitivos.
Isso significa que, além dos tradicionais VT e VR, você pode contar com outros diferenciais, como academia, vale-combustível, vale-cultura e outros que possam ser implementados na organização.
4. Aposte no clima organizacional
O clima organizacional é a visão coletiva que os colabores têm da empresa. Para diminuir o turnover, é preciso promover um ambiente inclusivo, onde todos se sintam acolhidos e confortáveis. Uma das melhores maneiras de fazer isso é promover eventos, desenvolver equipes integradas e criar espaços de descontração.
5. Proporcione feedbacks construtivos
Se quer saber como diminuir o turnover, saiba que criar e incentivar a cultura do feedback na empresa é uma das melhores maneiras. É importante que os gestores saibam passar feedbacks realmente construtivos para os colaboradores e entendam o peso que essa prática tem na satisfação em geral.
Isso permite que todos conheçam seus pontos positivos e negativos, além de minimizar incertezas, ansiedades e fazê-los buscar o aprimoramento de suas funções.
Lembre-se de que um alto índice de entrada e saída de funcionários pode impactar diretamente nos custos da empresa. Para ter acesso a mais dicas como essa e aumentar a sua retenção de talentos, basta continuar acompanhando o blog da Alymente.