A carta de demissão oficializa a intenção do colaborador de se desligar da empresa, sendo um documento formal nesse processo. Ela é importante para garantir que a saída seja registrada de maneira adequada, evitando mal-entendido e deixando clara que a intenção do desligamento partiu do colaborador.
Além de formalizar o pedido de demissão, a carta é importante para assegurar que todos os direitos e deveres sejam respeitados. Leia nosso artigo completo para saber mais sobre esse documento!
O que é a carta de demissão?
A carta de demissão é um documento escrito pelo colaborador para informar sua intenção de se desligar da empresa. Este documento deve ser entregue no momento do pedido de desligamento, contendo informações como a data e o motivo da saída.
O documento formaliza a decisão do funcionário de deixar a empresa, sendo um registro oficial da sua saída. Ela deve ser manuscrita e entregue em duas vias, uma para o empregador e outra para o colaborador, garantindo que ambos tenham uma cópia do documento.
A carta de demissão é obrigatória?
Sim, a carta de demissão é um documento obrigatório para formalizar o pedido de desligamento de um colaborador. A exigência da carta de demissão garante clareza no processo de desligamento. Ela protege tanto o colaborador quanto a empresa.
Qual o papel do setor de RH?
No processo de demissão, o setor de RH desempenha o papel de auxiliar o colaborador na elaboração da carta de demissão. O RH garante que o desligamento ocorra de forma organizada e profissional para proporcionar uma transição tranquila para ambas as partes.
Além disso, o RH realiza a entrevista demissional para abordar temas como a visão do colaborador sobre a empresa, expectativas salariais, plano de carreira e relação com a liderança. Esse processo não é obrigatório e é feito apenas se o colaborador se sentir à vontade e, se necessário, buscar soluções para possíveis retenções.
Quais informações o colaborador deve incluir na carta de demissão?
Para redigir uma carta de demissão, é importante ser claro e objetivo. Aqui está uma lista das informações que devem estar presentes na carta de demissão:
- Nome da empresa;
- Local e data;
- Nome completo, cargo e departamento do colaborador;
- Nome do gestor ou responsável do RH;
- Informar que está pedindo demissão;
- Motivo do pedido de demissão (opcional);
- Informar o cumprimento ou não do aviso prévio;
- Assinatura.
Quais são os tipos de carta de demissão?
Existem dois tipos de carta de demissão: carta de demissão comum e carta de demissão com aviso prévio trabalhado ou sem aviso prévio trabalhado. Conheça os detalhes de cada um desses tipos a seguir.
Comum
A carta de demissão comum deve ser objetiva e direta para expressar a vontade do colaborador de se desligar da empresa. Não é necessário detalhar o motivo da saída, a menos que o colaborador deseje incluir essa informação.
Aviso prévio trabalhado
Na carta de demissão com aviso prévio trabalhado, o colaborador informa a intenção de cumprir os 30 dias de trabalho após o pedido, garantindo todos os direitos durante esse período.
Sem aviso prévio trabalhado
Quando o colaborador opta por não cumprir o aviso prévio trabalhado, ele pode ser penalizado com a dedução do valor correspondente na rescisão. Esse tipo de carta é usado em situações de saída imediata.
Quem escreve a carta de demissão?
A carta de demissão deve ser escrita pelo colaborador que deseja se desligar da empresa que trabalha. Ela deve ser escrita no momento em que a demissão for solicitada e o RH pode indicar um modelo para redigir o documento e quais informações devem constar nele, para auxiliar o colaborador a redigi-lo.
Como orientar o colaborador a escrever a carta de demissão?
A carta de demissão não pode ser redigida pelo RH, mas o setor pode orientar o colaborador. É importante explicar quais informações a carta deve incluir, podendo também mostrar um modelo do documento para o colaborador poder usar de base para redigir sua versão.
Agora você sabe o que é uma carta de demissão, qual sua importância e como elaborar o documento. Gostou do artigo? Siga a Alymente nas redes sociais e tenha acesso a esse e muitos outros conteúdos sobre o tema, estamos no Instagram, Facebook, e LinkedIn.
Crédito da imagem: Freepik.