O auxílio home office é uma estratégia eficaz para você implementar a flexibilidade. Desde a pandemia, o trabalho remoto se consolidou como um caminho para otimizar os resultados em diversas funções. Contudo, exige apoios específicos para cuidar da saúde e do engajamento do colaborador.
Pensar nisso é uma forma de você alavancar a competitividade. Segundo dados da FGV, os principais mercados já contam com um percentual expressivo de profissionais remotos:
- Empresarial — 22,7%;
- Indústria de transformação — 20,2%;
- Serviços — 13,4%;
- Construção — 40,9%.
Neste conteúdo, apresentamos o incentivo mais adequado para você sair na frente e alavancar a produtividade. Continue a leitura!
O que é o auxílio home office?
O auxílio home office é um instrumento de apoio financeiro para pessoas em trabalho remoto. Com ele, promovemos a produtividade, saúde ocupacional e qualidade de vida, proporcionando uma estrutura de trabalho compatível com suas necessidades físicas e psicológicas do colaborador que exerce suas funções a distância.
As empresas são obrigadas a pagar o auxílio home office?
O auxílio home office é uma forma eficiente de atender à exigência de condições de trabalho adequadas, em relação à saúde e segurança do colaborador. Embora não seja obrigatório, é a opção com melhor custo-benefício para você se adequar à lei.
O auxílio home office está previsto na CLT?
A fixação é autorizada conforme o art. 75-D e seu parágrafo único da CLT. Segundo a lei, esse benefício opcional não faz parte do cálculo da remuneração, minimizando os encargos trabalhistas e previdenciários.
Outra característica é que as regras devem estar previstas em contrato escrito. Esse acordo estipula as responsabilidades por despesas, estrutura de trabalho e outras utilidades necessárias para a realização do serviço remoto.
Qual é o valor ideal para pagar de auxílio home office?
O valor ideal deve considerar a estrutura necessária e as despesas do colaborador. Atualmente, a média do mercado está em R$ 218,00, segundo reportagem divulgada pela CNN Brasil.
Vale a pena para a empresa pagar auxílio home office?
As empresas que oferecem o auxílio home office experimentam benefícios para a produtividade dos colaboradores. Veja alguns exemplos abaixo!
Melhorar a saúde, bem-estar e higiene do trabalho
O incentivo remove desconfortos e insatisfações por meio de uma estrutura de trabalho mais adequada:
- uso de cadeiras e móveis mais apropriados, como mesas ajustáveis e cadeiras ergonômicas;
- custeio de produtos e serviços necessários às atividades, como materiais de escritório, internet, telefone e energia;
- investimento em equipamentos mais atualizados, como computadores e acessórios;
- criação de um ambiente mais agradável em relação ao design de interiores, decoração, etc.
À medida que a pessoa teria de realizar esses investimentos por conta própria, o auxílio home office também representa uma melhoria na remuneração. Como resultado, funciona como um fator motivacional, enquanto forma de incentivo e reconhecimento.
Implementar um home office mais efetivo
Ao oferecer uma estrutura de trabalho mais adequada, a empresa será mais efetiva em implementar o modelo de home office. Em diversos setores, o trabalho remoto é uma solução eficiente para alavancar a produtividade das organizações.
No estudo da FGV, por exemplo, o percentual de empresas que experimentaram um aumento na produtividade do home office subiu de 21,6% em 2021 para 30% em 2022. Por outro lado, quem enxergava um resultado negativo caiu de 19,4% para 10,2% no mesmo período.²
As empresas têm se tornado mais eficientes com o trabalho remoto. Além de avaliar as características da função, as condições de trabalho precisam ser adequadas, por exemplo, com o apoio financeiro para custear despesas.
Como implementar o auxílio home office?
Você pode adotar o auxílio home office sem grandes burocracias. Fique atento às tendências e boas práticas de gestão de benefícios.
Defina as políticas
Um ponto de partida é definir os cargos elegíveis e o orçamento necessário para o programa em um plano de benefícios. Também é importante formalizar tudo por meio de um acordo escrito, conforme exige a legislação.
Estabeleça valores adequados
Conforme o trabalho e cargo, faça um levantamento de preços para entender o valor ideal. Um ponto de atenção é entender as despesas e os equipamentos necessários, principalmente se exigirem requisitos técnicos mais avançados.
Fixe as regras de uso
As regras de uso envolvem os estabelecimentos, produtos e serviços que podem ser acessados com o auxílio. A tecnologia também será uma peça-chave para que você consiga controlar o uso do saldo nas regras.
Invista em flexibilidade
O auxílio home office deve ser flexível para a pessoa poder montar a própria estrutura de trabalho. Assim, a empresa investe naquilo que efetivamente impacta a produtividade e o bem-estar, otimizando o investimento.
Aqui na Alymente, por exemplo, cuidamos de tudo para você implementar sua estratégia de benefícios. Com o cartão multibenefícios, você pode ativar o auxílio home office e fornecer benefícios em um total de 9 segmentos, mantendo tudo em uma única plataforma.
É a melhor solução porque você tem total controle da sua estratégia, alocando o saldo conforme o orçamento disponível. Enquanto isso, os colaboradores usam o cartão em diferentes produtos e serviços, na rede de mais 4 milhões de estabelecimentos da bandeira Mastercard®.
Os controles e limitações são automatizados conforme o código MCC e CNPJ dos estabelecimentos comerciais, e a compra só é autorizada se estiver conforme a categoria que você definiu na sua estratégia.
Sendo assim, você dispõe da melhor solução para implementar o auxílio home office e alavancar a produtividade no trabalho remoto. É uma maneira fácil e ágil de adotar os benefícios que o seu time precisa, sem as dores de cabeça de gerir incontáveis fornecedores e meios de pagamento.
Para entender como o cartão multibenefícios simplifica a sua gestão e entrega um alto retorno do investimento, conheça as nossas soluções para desenvolver a sua estratégia de benefícios corporativos!
Crédito da imagem: Freepik.