Quando falamos sobre benefícios oferecidos ao colaborador, os modelos tradicionais, oferecidos pelas organizações por décadas, já ficaram para trás. Hoje, os variados tipos de benefícios flexíveis existentes passaram a permitir que as empresas criassem planos muito mais efetivos e práticos para ambos os lados.
Não é preciso mais ficar preso apenas ao vale-refeição. Existem inúmeras outras esferas e possibilidades para que a satisfação seja muito maior. Confira a seguir:
O que são benefícios flexíveis?
Antes de conhecer os seis principais tipos de benefícios flexíveis, primeiro é preciso entender o que é, de fato, um sistema de benefícios flexíveis. Ele nada mais é do que um unificador.
Ele oferece às empresas a possibilidade de dar aos colaboradores um único cartão que contém todo o valor destinado aos mais variados benefícios existentes. Isso é prático para os times, para as empresas e, melhor do que isso, gera satisfação.
>>> Leia também: 5 vantagens dos benefícios flexíveis que você precisa conhecer.
Os 6 tipos de benefícios flexíveis para implementar
Agora que você já entende mais sobre o assunto, chegou a hora de conhecer cinco dos tipos de benefícios flexíveis que você pode oferecer aos seus colaboradores:
- alimentação: não é preciso restringir os colaboradores apenas ao uso do cartão de vale-refeição de uma bandeira genérica, que não funciona em todos os lugares e traz mais frustração do que satisfação. Com um sistema de benefícios flexíveis é possível escolher gastar em restaurantes, deliverys, supermercados, padarias, mercearias, quiosques e muito mais;
- transporte: e se o seu colaborador não utiliza o transporte público para ir ao trabalho? Ele pode utilizar seu carro (e o combustível e estacionamento que vêm embutidos), uma bicicleta, aplicativo de caronas ou até mesmo patinete elétrico. Flexibilizar nessa esfera é mais do que necessário;
- saúde: o plano de saúde é um dos grandes ouros dos benefícios, por seu alto valor agregado. Mas mesmo dentro dos planos existentes, existem especificidades para cada necessidade. Isso sem contar a possibilidade de sessões de terapia, exames diversos, dentistas, farmácias e inúmeros outros gastos relacionados à saúde;
- educação: que tal oferecer um crédito para que seja possível realizar cursos e treinamentos, assistir a uma palestra e qualificar melhor os times? É uma ótima forma de fazer com que os trabalhos sejam desempenhados com excelência;
- cultura: ir ao teatro, assistir um filme, um concerto, comprar livros. Existe um mar de possibilidades;
- auxílio home office: a pandemia acelerou o processo de difundir o modelo de trabalho remoto. O home office já é uma realidade para muitas empresas, e continuará sendo mesmo depois da pandemia. O auxílio home office permite ao colaborador escolher pagar a conta de internet, a energia, investir em uma cadeira ergonômica ou até mesmo comprar um mousepad.
E aí, o que achou das possibilidades que esses tipos de benefícios flexíveis oferecem? Converse com nosso time!