Sou Colaborador

Sou RH

Administre seus benefícios

Login RH
>
Colaboradores

5 dicas de produtividade para trabalhar em home office

Quer fazer com que o seu home office seja produtivo? Confira as dicas que a Alymente separou para você neste artigo!

O mundo está passando por um período de grande transformação e adaptação a uma nova maneira de viver. Junto com ela, temos novos hábitos nas mais diversas esferas da sociedade. Quando falamos sobre trabalho, não é diferente. De repente, empresas de todo o mundo se viram obrigadas a abandonar seus escritórios e partir para o trabalho remoto. Pensando nisso, a Alymente separou algumas dicas de produtividade.

O modelo de trabalho de home office já era amplamente utilizado, mas ainda sim há inúmeras empresas que não se prepararam para esse momento. Se você também não estava preparado para trabalhar de sua casa e acha que não tem rendido tanto quanto se estivesse em seu escritório, este artigo pode te ajudar.

Um estudo realizado nos Estados Unidos pela plataforma de emprego Airtasker, apontou que, na verdade, aqueles que trabalham em casa contam com uma produtividade mais alta do que aqueles que se mantém alocados. Quer descobrir o segredo deles? Confira tudo sobre abaixo!

1. Motivação é a chave dentre as dicas de produtividade

Quando não há a interação com os colegas ou o deslocamento pela cidade, os dias podem acabar se tornando monótonos no trabalho remoto, e isso pode acabar impactando diretamente no seu rendimento, 

Uma das melhores dicas de produtividade que podemos te dar é: não subestime a sua mente. Você precisa sim de artifícios para ajudar na motivação diária e, para isso, nada melhor do que uma lista. 

Mas não vale deixar a lista na sua cabeça ou não levá-la a sério. Pense em suas tarefas de maneira macro e destrinche-as em pequenas tarefas menores. Quando for redigir a lista, pense também em tarefas de curto, médio e longo prazo. 

O próprio Google aponta que quando você cria uma lista e trabalha para cumpri-la, é fácil visualizar como está progredindo e isso pode ajudar a criar um reforço positivo em sua mente.

2. Preste atenção nos horários de trabalho

É muito comum escutarmos histórias de pessoas que, quando passaram a trabalhar em home office, acabaram estendendo muito mais a sua jornada de trabalho. O que essas pessoas não sabem é que não ter horários bem definidos pode impactar diretamente na sua entrega.

Isso acontece porque, a partir do momento que você não tem controle sobre quantas horas vai trabalhar em cada dia, não consegue se planejar com tarefas diárias e não vai se esforçar para terminá-las dentro do deadline que você mesmo criou.

Portanto, determine horários factíveis e que realmente se encaixem na sua realidade. Uma das grandes vantagens do home office é poder escolher trabalhar nos momentos em que é mais produtivo, então não deixe de mapear isso.

3. Mantenha sua bagunça controlada

Nós sabemos que pode ser praticamente impossível manter um ambiente totalmente organizado o tempo inteiro, principalmente durante dias de trabalho. Porém, quando pensamos em dicas de produtividade, se esforçar para tentar manter o máximo de organização em seu ambiente de trabalho é primordial.

Um local organizado vai te poupar tempo quando tiver que procurar algo. Mas o equilíbrio é importante também. De acordo com um estudo da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, aqueles que contam com uma leve desorganização em suas mesas podem ter sua criatividade muito mais impulsionada.

4. Não deixe de conversar "ao vivo"

O trabalho remoto pode parecer solitário em um primeiro momento. Porém, quando pensamos a fundo, ele é extremamente colaborativo, pois é preciso contar com uma time que tenha uma excelente integração para que os processos sejam mantidos.

Imagine a sua caixa de entrada lotada de e-mails que não passam de simples avisos? Para evitar esse problema e questões relacionadas à comunicação entre os times, apostar em programas de mensagens instantâneas e até mesmo pequenas calls para transmitir informações é importante.

Pensando em dicas de produtividade, isso pode ajudar por ajudar a criar uma cultura do alinhamento nas equipes, o que pode vir a evitar o retrabalho.

5. Liste suas prioridades

Essa pode parecer uma das dicas de produtividade batidas em um primeiro momento, mas criar uma lista de prioridades levando as suas tarefas em consideração pode fazer uma diferença e tanto no seu dia a dia. 

É preciso compreender que, trabalhando de casa, muitas vezes simplesmente não há tempo para que todas as tarefas sejam finalizadas. O grande desafio aqui não é terminar o seu trabalho correndo, e sim saber priorizar o que você tem para fazer para garantir que aquilo de mais importante estará pronto em tempo.

Se você chegou até aqui, teve acesso às mais valiosas dicas de produtividade para trabalhar em home office. Aplique elas e com certeza você vai conseguir aumentar a sua produtividade.
Para mais artigos como esse não deixe de acompanhar o blog da Alymente!

Nadjine Hochleitner Terhoch
Jornalista e apaixonada por fotografia e literatura.