Há tantas possibilidades diferentes quando o assunto é a escolha de benefícios para o colaborador que pode ser realmente desafiador escolher aqueles se adequam mais às necessidades deles.

Na hora de pensar nos benefícios, deve-se levar em consideração uma série de questões distintas, além, é claro, do investimento financeiro. Fazer a escolha certa é primordial e, por isso, ao longo deste artigo vamos te ajudar a entender mais sobre os impactos que uma boa escolha podem fazer como você pode implementar em sua organização.

Confira o que preparamos abaixo e descubra!

Vantagens de oferecer os melhores benefícios ao colaborador

Muitos departamentos de Recursos Humanos acreditam que apenas os benefícios obrigatórios são o suficiente para manter o colaborador satisfeito com o seu trabalho. Na verdade, engana-se quem pensa desta forma.

Nos dias de hoje, não basta proporcionar apenas o vale-transporte aos colaboradores, e quem enxerga isso, com certeza pode colher bons frutos. São inúmeras as vantagens que uma organização pode obter apenas por meio da escolha de benefícios certa, veja:

  • Faz com que os colaboradores se mantenham motivados — a motivação é um dos principais motivos que influenciam na produtividade de um colaborador, então se você deseja que eles se engajem no trabalho, precisa oferecer bons benefícios;
  • Fideliza os seus melhores talentos — nenhuma empresa quer perder seus melhores talentos para uma organização concorrente, não é mesmo? O processo de fidelização está diretamente relacionado do da motivação e, por sua vez, da produtividade;
  • Melhora a saúde dos colaboradores — os benefícios também são uma maneira de tornar a saúde do quadro de funcionários melhor. Tendo os insumos para se cuidar de maneira adequada (fazendo esportes e se alimentando adequadamente, por exemplo), terá menor taxa de absenteísmo;
  • Efeito positivo no clima organizacional — a maneira com que os colaboradores percebem a empresa é muito importante. Com os benefícios certos, pode-se alcançar uma maior identificação deles com a organização em si.

Afinal, como fazer a melhor escolha de benefícios?

Agora que você já conhece mais sobre as vantagens de quem opta pelos benefícios certos, com certeza vai ficar mais fácil entender como tomar essa decisão da melhor maneira.

Primeiro, deve-se compreender que há uma pluralidade de benefícios disponíveis no mercado atualmente e eles devem ser escolhidos levando em consideração a cultura da empresa e seus objetivos frente aos colaboradores. Para fazer isso da maneira mais assertiva possível é preciso considerar:

  • O perfil do colaborador — da mesma maneira que pensamos em uma persona ou público-alvo para os negócios, devemos pensar na hora de escolher benefícios. Afinal, quem é o seu colaborador? Não faria sentido, por exemplo, oferecer auxílio-creche quando seus times são formados por pessoas solteiras e jovens;
  • O que o colaborador deseja — já pensou em fazer uma pesquisa com aqueles que trabalham na organização para entender quais são os benefícios que eles gostariam de receber? Esse tipo de processo pode economizar bastante tempo do RH e ainda oferecer um resultado final muito mais assertivo;
  • A cultura da empresa — toda empresa tem sua cultura, e para um colaborador se sentir pertencente, ele deve compartilhar de suas características. É possível atrair o colaborador certo com o benefício certo. Se sua ideia for compor uma equipe de vendas agressiva, oferecer a possibilidade de participação nos lucros pode ser uma boa ideia;
  • O orçamento disponível — infelizmente, não é possível implementar tudo aquilo que se deseja dentro de uma organização. Considerar o dinheiro disponível em caixa, o faturamento e o restante dos recursos financeiros também é essencial.

Já ouviu falar em benefícios flexíveis?

Mesmo organizando a melhor cesta de benefícios possível para seus colaboradores, é impossível agradar a todos e, com certeza, alguns deles ainda sim estarão insatisfeitos. Para driblar esse tipo de problema, foi desenvolvido o sistema de benefícios flexíveis.

Nesse tipo de estratégia os colaboradores podem escolher quais são os benefícios que vão utilizar, mas sempre com base em algumas regras definidas pela empresa. Dessa forma, ele recebe um valor e pode decidir por utilizar naquilo que for mais interessante para ele.

A Alymente é uma plataforma de benefícios flex que oferece exatamente isso para os seus colaboradores! Além de flexível, também reúne tudo em um aplicativo para celulares.

Conheça mais sobre as vantagens no site e acesse o blog para mais artigos como esse!

Related Post

No Comments

Deixe uma resposta